O Que é a Konkokyo?

Konkokyo é um ensinamento de vida em que as pessoas buscam através da prática da fé, superar os desafios da vida e alcançar o Wagakokoro (coração em paz e alegre). Enfatiza a melhoria da vida humana neste mundo pelas práticas de gratidão à Kami (Deus), de harmonia na família, de não reclamar da vida, de ouvir os ensinamentos, de ajudar aos outros e Toritsugi (aconselhamento sobre as questões da vida).

Não importa onde seja encontrado ou a forma como seja expresso o ensinamento original de Kami (Deus), que é a essência de todas as religiões. Essa essência não deve ser buscada em fontes exteriores, mas sim na verdadeira fonte interior dentro do coração. Por essa razão, não contém teoria nem especulação, uma vez que é baseada na experiência interior onde se pode reconhecer a verdade.

Kintsugi é a arte de consertar peças de cerâmica com ouro.

Kintsugi é a arte japonesa de ‘consertar com ouro’ peças de cerâmica quebradas. Acreditando que quando algo sofre algum dano, vale a pena repará-lo, pois tem uma história. De fato, ao consertá-la, ela torna-se um objeto único e especial, que passa a valer mais do que antes.

Ao invés de se envergonhar de suas imperfeições, elas são embelezadas, para que sejam vistas como uma celebração a vida, nos pequenos e grandes erros cometidos e na possibilidade de aprendermos com isso. Parte do que somos é aquilo que tentamos esconder com mais determinação: as nossas falhas e defeitos.

Konkokyo em japonês significa ‘ensinamento da luz dourada’ ou numa tradução livre ‘ensinamento de ouro’. Os ensinamentos de Konko Daijin são como a maneira de pensar da arte de Kintsugi, ou seja, consertar, restaurar, reavivar, dar novo brilho e força as nossas vidas.